8/23/2009

A Jaguar apresenta, no Salão de Frankfurt, o novo XF. O sedã chega ao mercado mundial no início de 2008 para substituir o S-Type. Suas linhas já haviam sido adiantadas no Salão de Detroit, no início do ano, quando foi apresentado o conceito C-XF. O visual, contudo, passou por algumas alterações.


O XF segue a nova identidade da Jaguar, iniciada com o XK. Está bem mais esportivo que o seu antecessor. Na dianteira, chegam faróis mais afilados, mas os dois pares de refletores arredondados ainda estão lá. A grade ovalada está mais baixa e larga e possui uma tela metálica grossa. O capô traz ressaltos e o pára-choque conta com entradas de ar de desenho mais agressivo.

Nas laterais, o XF está ainda mais esportivo. Seu perfil é inspirado no dos cupês, com teto baixo e caída suave, além de janelas pequenas. O desenho é limpo, à exceção de uma tomada de ar no pára-lama dianteiro, como no XK. A traseira curta e arredondada tem lanterna parecidas com as dos Aston Martin, até pouco tempo, fabricante companheiro da Jaguar dentro do Grupo Ford.


Apesar de não aparentar, o XF é grande. O novo sedã da Jaguar mede 4,96 metros de comprimento. São apenas 12,9 cm a menos do que o XJ, o sedã grande da marca inglesa. Em comparação com o Audi A6, até então seu mais comprido concorrente, são 5 centímetros a mais. O porta-malas pode levar 500 litros de bagagem. Se o estepe não for utilizado, a capacidade sobe para 540 litros.

Dentro, novamente uma quebra de paradigmas e inspiração no XK. A onipresente madeira de lei fica em segundo plano e dá lugar às superfícies metálicas. Os traços são retos, sóbrios e limpos. Os comandos foram simplificados e possuem visual arrojado, algo impensável na Jaguar até há pouco tempo. Destaque para os difusores de ar que ficam fechados quando não estão em uso.


O XF traz tela de navegação acessada por toque, sistema de viva-voz com Bluetooth, sistema de áudio com comando por voz, DVD e, opcionalmente, sistema de televisão. Há, ainda, detector de obstáculo em ponto cego, controlador de velocidade ativo e sensor de estacionamento na traseira e na dianteira (com câmera, opcional). As versões de acabamento são Luxury, Premium Luxury e SV8.

No lançamento, o XF vai trazer três opções de motores a gasolina e uma turbodiesel. Entre os primeiras está um V6 de 3,0 litros de 238 cv; um V8 4,2 de 298 cv com aspiração normal, e interessantes 416 cv quando equipado com compressor volumétrico. O Turbodiesel tem 2,7 litros e 204 cv. Em todos eles a caixa de câmbio é automática, de seis velocidades e, a tração, traseira. No XF mais forte, a aceleração de 0 a 100 acontece em 5,4 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h.


Com vendas em baixa, a Jaguar pode ser vendida pela Ford até o final do ano. Mesmo assim, esta injeção de potência e esportividade no sucessor de um de seus modelos mais vendidos deve dar alguma revigorada na imagem da marca.

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